quarta-feira, 6 de setembro de 2023

A caixa de gordura

Uma caixa de gordura é um tanque de concreto ou uma peça pré-fabricada em plástico onde a água da pia da cozinha é despejada antes de ser descartada na rede de esgoto. Dentro da caixa de gordura há uma determinada quantidade de água acumulada propositalmente.

Há alguns anos eu me mudei para o meu antigo apartamento, numa cidade a mais de 1.000 quilômetros de casa — bem longe, bem escondida. Antes de me mudar peguei o laudo da vistoria e vasculhei cada canto do apartamento para não ter nenhuma surpresa quando fosse entregá-lo à imobiliária.

Por serem mais leves do que a água as partículas de óleo e gordura que são despejadas na caixa de gordura junto com a água da pia da cozinha ficam boiando na superfície. Apenas a água "limpa" passa por um tubo na parte de baixo da caixa, evitando que a gordura provoque o entupimento da rede de esgoto.

Não houve um buraco de prego, uma janela, uma lâmpada, um espelho elétrico sequer que eu não tivesse conferido e batido com o laudo da vistoria antes de me mudar para o meu antigo apartamento. Qualquer coisa que eu tivesse que consertar ou trocar ao sair seria algo que eu mesmo tivesse quebrado ou gasto.

A gordura que se acumula na caixa de gordura forma placas sobre a superfície da água acumulada dentro da caixa de gordura. Não existe uma "rede de captação de gordura", a gordura não evapora e não dilui na água, ela fica boiando na superfície da caixa de gordura até ser limpa.

Quando eu estava me preparando para devolver meu antigo apartamento e voltar pra casa, peguei o laudo da vistoria e conferi tudo: todas as paredes, janelas, lâmpadas e espelhos elétricos estavam em ordem. Então, alguém me perguntou "você conferiu a caixa de gordura?".

Os dejetos e a gordura da água da louça lavada na pia depositadas na caixa de gordura ficam boiando na água acumulada e formam placas de gordura. Essa oleosidade vai ficando impregnada nas paredes da caixa de gordura e formando camadas de crostas que parecem um musgo oleoso e mal cheiroso.

Eu não sabia o que era uma caixa de gordura, então perguntei "o que é uma caixa de gordura?" e a pessoa me respondeu que era aquele ralo que ficava na área de serviço, na frente do tanque. Ela disse que pra conferir se a caixa de gordura estava limpa era só tirar o ralo. E eu perguntei "como assim, limpa?".

Em geral as caixas de gordura de casas e apartamentos modernos são de PVC e contam com um cesto para filtragem dos sólidos. Para limpá-las basta tirar a tampa da caixa de gordura, puxar o cesto e despejar seu conteúdo num saco de lixo comum. Depois é só reencaixar o cesto e tampar a caixa de gordura.

Não havia mais nenhum móvel no meu antigo apartamento, eu já tinha vendido todos. Dentro dele só havia uma manta dobrada, um travesseiro, uma bolsa cheia de roupas e eu. Abri o porta-malas onde todas as minhas coisas esperavam a viagem de volta, peguei uma chave de fenda, enfiei numa fenda da tampa e abri a caixa de gordura.

Em geral as caixas de gordura de casas e apartamentos modernos contam com um cesto para a filtragem dos sólidos. Basta tirar a tampa, puxar o cesto e despejar o conteúdo num saco de lixo comum. Mas a caixa de gordura do meu antigo apartamento ficava em um apartamento de um prédio antigo.

***

Às vezes o tempo em que vivi no meu antigo apartamento parece ter sido um sonho distante. Até eu me lembrar da caixa de gordura. Ela é muito real pra ter sido sonhada.

Embora não tenha sido uma experiência agradável, eu não me importei de ter que limpar a caixa de gordura do meu antigo apartamento. O ano que passei fora foi tão estranho que às vezes essa é a única lembrança que parece fazer algum sentido.

Às vezes eu acho até que a missão da minha vida, a prova que eu tinha que cumprir ao descer neste mundo, era limpar essa caixa de gordura, mesmo sem saber se fui eu quem a sujei tanto. Mas pra isso eu tinha que viver alguns meses num lugar a mais de 1.000 quilômetros de casa.

É como dizem: o maior tesouro do herói não é o elixir, é a jornada.

***

Eu acho que antes de mudar todo mundo deveria limpar sua caixa de gordura, mesmo sem ser culpado de ela estar suja. Mas pra isso a gente tem que encontrar a caixa.

E às vezes ela está num lugar distante.

Bem longe, bem escondida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário