terça-feira, 15 de novembro de 2022

δημοκρατία

Meu pai era operador de empilhadeira. Minha mãe era empregada doméstica.

Uma vez, quando eu era criança, ao ouvir meu pai falar que teria de fazer hora extra naquele dia, perguntei o por  quê. Ele disse que seu chefe, o encarregado da seção, tinha pedido.

Eu disse que gostaria que ele fosse chefe, aí não precisaria obedecer ninguém e nem fazer hora extra e poderia descansar e ficar com a gente mais tempo. E meus pais disseram: "Todo mundo tem um chefe".

Perguntei quem era o chefe do encarregado, meu pai disse que era o engenheiro. Perguntei quem era o chefe do engenheiro, meu pai disse que era o gerente. Perguntei quem era o chefe do gerente, meu pai disse que era o diretor. Perguntei quem era o chefe do diretor, meu pai disse que eram os donos da empresa.

Quando perguntei se os donos da empresa tinham um chefe, minha mãe disse que era o prefeito. Quando perguntei quem era o chefe do prefeito, minha mãe disse que era o governador. Quando perguntei quem era o chefe do governador, minha mãe disse que era o presidente.

Nesse ponto achei que havia chegado ao topo. Afinal, quem poderia ser o chefe do presidente?

Ao apresentar meu argumento, meus pais disseram que o chefe do presidente somos nós, o Povo, porque somos nós que escolhemos o presidente, e que mesmo o presidente tem que seguir o que manda a Lei, ou um juiz, em nome do povo, pode mandar prendê-lo.

Meu pai era operador de empilhadeira. Minha mãe era empregada doméstica.

Eles nunca foram à faculdade, nunca estudaram a Constituição, nunca pisaram numa Câmara Municipal que fosse...

Mas sem saber, eles sabiam o que é Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário